Notícia

20/05/2013

Palavras estrangeiras devem ou não ser escritas em Itálico?

Esta é uma questão causadora de dúvidas nos tratados e manuais sobre redações científicas, saber se é necessário ou não utilizar a escrita em itálico para palavras estrangeiras e expressões latinas empregadas nas citações. As orientações encontradas deixam dúvidas quanto ao uso de escritas em itálico para palavras estrangeiras. 

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, Decreto Nº 6.583, de 29 de Setembro de 2008, não aborda este assunto, bem como as Normas ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) NBR 10520 para citações em documentos, trazem orientações em vários pontos, como margens, tamanho de papel, estrutura, entre outros diversos detalhes de um trabalho, porém em específico o que diz respeito às expressões latinas utilizadas como uma forma para abreviar citações, a NBR 10520 não utiliza o itálico. 

Na tentativa de sanar, ou amenizar estas dúvidas quanto ao uso de escritas em itálico para palavras estrangeiras, encontram-se sugestões para empregar o itálico somente em palavras não incorporadas ao vocabulário da Língua Portuguesa.

Pode-se confirmar se determinada palavra já esta incorporada realizando a consulta no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, no link: 

http://www.academia.org.br/abl/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=23.


Revista Língua , Volp, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ttp://cbce.tempsite.ws/congressos/docs/ABNT_NBR6023-2003.pdf - NBR
  • Enviar para amigo
  • Imprimir
  • Link:

Enviar notícia para amigo






www.profeliana.com.br
Todos os direitos reservados
Verificando usuário e senha